Nos últimos anos, uma revolução silenciosa vem transformando a indústria da beleza e do bem-estar: o crescente protagonismo dos compostos botânicos. Extraídos de plantas, flores, sementes e raízes, esses ingredientes naturais têm ganhado destaque não apenas por sua eficácia, mas também por estarem alinhados com a busca por soluções mais sustentáveis, seguras e éticas.
"Os compostos botânicos são combinações de extratos vegetais e óleos essenciais desenvolvidos para promover bem-estar físico e emocional de forma natural e sensorial", explica Helena Ullmann, química industrial da Kur My Home Spa. Segundo ela, a Kur My Home Spa apostou nesses produtos como parte de seu compromisso com o consumo consciente, unindo saúde, sustentabilidade e experiência.
"A Kur My Home Spa busca alinhar-se às tendências de bem-estar, sustentabilidade e consumo consciente. Os compostos botânicos são formulados com ativos naturais, veganos, sem testes em animais e sem derivados do petróleo. Essa abordagem reflete o compromisso da marca com a saúde, o meio ambiente e a experiência sensorial do cliente", afirma Helena.
"A decisão de apostar nos compostos botânicos foi motivada pela vontade de oferecer aos clientes um produto que proporcione bem-estar físico e emocional, atendendo à demanda por opções naturais e sustentáveis, além de manter os valores de tradição e qualidade esperados", completa.
Escolha dos compostos da KMHS
Helena Ullmann explica que, primeiramente, foi definido o propósito de cada composto, como cada um atuaria no corpo e na mente. "Com muito estudo sobre as melhores áreas para abranger, nasceu a ideia de ter um produto relacionado à circulação, um ao relaxamento, outro ao alívio muscular e, por último, um como energizante", conta.
"A partir destes objetivos, foram investigados sobre os mais diversos tipos de óleos essenciais e extratos vegetais em relação aos seus benefícios e cada um foi escolhido para estar no respectivo composto botânico de acordo com a sua eficiência", complementa.
Uso dos compostos
Existe diferença significativa nos efeitos dos compostos botânicos dependendo da via de aplicação, quanto ao uso tópico ou em difusores de ambiente. Segundo Helena, cada método ativa diferentes mecanismos no corpo e influencia o efeito final.
"A aplicação tópica deve ser feita sempre com o composto diluído em algum meio carreador, como loções corporais ou cremes para massagem. A ação se dá pela absorção cutânea dos ativos, podendo desfrutar de seus benefícios anti-inflamatórios e cicatrizantes, por exemplo. Além disso, por meio de massagens também se tem o sensorial aromático, produzindo uma experiência completa do produto", aconselha.
"Já o uso em difusores ou banhos aromáticos com os compostos botânicos, possibilita que as fragrâncias exaladas atinjam o cérebro através do bulbo olfativo, podendo influenciar o sistema límbico, responsável pelas emoções, memória, humor, sendo indicado para o relaxamento, estímulo cognitivo e auxiliar no controle de ansiedade ou insônia", recomenda.
Efeitos potencializados
A combinação de diferentes compostos botânicos pode potencializar seus efeitos, de acordo com Helena Ullmann. "Isso ocorre devido à sinergia botânica, que é quando os componentes de diferentes plantas interagem de forma complementar, produzindo um efeito maior ou mais equilibrado do que quando usados isoladamente. Uma boa combinação pode atuar simultaneamente no sistema nervoso, circulatório e muscular, oferecendo um cuidado mais completo", explica.
Papel no novo conceito de beleza
Segundo Helena, os compostos botânicos desempenham um papel central no novo conceito de beleza e bem-estar, que considera o cuidado com a pele, o corpo e a mente como dimensões interligadas da saúde e da autoestima.
"Ao contrário do antigo modelo de beleza focado apenas na estética superficial, o novo conceito valoriza produtos que promovem equilíbrio emocional, alívio de tensões físicas, melhora do estado mental e da energia, e cuidado real e duradouro com a pele", afirma.
Helena Ullmann acredita que os compostos botânicos são a ponte entre a ciência, a natureza e a emoção. "Eles não apenas tratam a pele e o corpo, mas também cuidam da mente - ajudando a redefinir a beleza como um estado de harmonia, vitalidade e presença consigo mesmo", diz.
Ela ressalta que, mesmo sendo produtos com ativos majoritariamente naturais, é de grande importância estudar minuciosamente as propriedades químicas e farmacológicas de cada extrato e óleo essencial para garantir uma combinação eficaz e segura.
"Se o cliente busca um momento de relaxamento ou alívio para tensões do dia a dia, os compostos botânicos da Kur My Home Spa oferecem uma experiência sensorial e terapêutica para o autocuidado", recomenda Helena Ullmann.