A alimentação desempenha um papel fundamental na saúde da pele, refletindo diretamente no seu brilho, firmeza e aparência geral. Nutrientes como vitaminas, minerais, antioxidantes e ácidos graxos essenciais são verdadeiros aliados na prevenção do envelhecimento precoce, no combate à acne e na manutenção da hidratação cutânea. Por isso, adotar uma dieta equilibrada e consciente pode potencializar a beleza de dentro para fora, promovendo uma pele mais saudável, jovem e radiante.
O dermatologista Damiê De Villa e a nutricionista Michelle Mileto Troitinho, da equipe técnica do Kurotel, afirmam que ter uma alimentação equilibrada e saudável pode contribuir para suprir as necessidades nutricionais da pele. "Alguns alimentos, principalmente as frutas, verduras, hortaliças (folhas verdes), e especiarias possuem vitaminas, minerais e compostos bioativos antioxidantes, tais como as vitaminas A, C, E, clorofilina, β-caroteno, flavonóides, carotenoides e curcumina, que têm efeito protetor contra a radiação UV, ajudando a eliminar espécies reativas de oxigênio e a neutralizar radicais livres, contribuindo para uma pele mais saudável e bonita", explicam.
Consumo de açúcar e ultraprocessados e a pele
O consumo excessivo de açúcar e alimentos ultraprocessados pode comprometer significativamente a aparência da pele. De acordo com os especialistas, o excesso de açúcares, carboidratos refinados e produtos industrializados favorece o fenômeno da glicação, um dos fatores que aceleram o envelhecimento cutâneo. (Glicação é uma reação em que o excesso de açúcar no sangue se liga às proteínas, formando compostos que danificam as células e comprometem a saúde da pele.)
Intestino saudável e saúde da pele
O dermatologista Damiê De Villa e a nutricionista Michelle Mileto Troitinho explicam que o intestino e a pele desempenham funções em comum muito importantes para a saúde. "Ambos atuam como barreira física e química sendo uma primeira linha de defesa contra agressões externas, fazem uma interface de comunicação entre o ambiente externo e interno, são altamente inervados, vascularizados e desempenham funções hormonais e imunológicas", afirmam.
Segundo os profissionais, muitas doenças dermatológicas são associadas a alterações da microbiota intestinal. A disbiose intestinal pode afetar o sistema imunológico e causar problemas dermatológicos.
"Uma alimentação rica em açúcares e gorduras saturadas e trans, provenientes de alimentos processados e ultraprocessados, e uma baixa ingestão de compostos antioxidantes e fibras, está relacionada a uma alteração da composição da microbiota intestinal, causando um quadro de desiquilíbrio entre os gêneros e espécies de bactérias que habitam o intestino, contribuindo para o desenvolvimento de processos inflamatórios dermatológicos como acne, rosácea, melasma, dermatite atópica, psoríase, etc.", explicam.
Alimentos que fazem bem para a sua pele
Os hábitos e os comportamentos são decisivos para definir a aparência da pele, de acordo com Damiê De Villa e Michelle Mileto Troitinho. "Entre os vários fatores que contribuem para isso estão os fatores genéticos, os fatores externos - como poluição e exposição aos raios solares - e os fatores internos - como fumo e uma alimentação deficiente", afirmam.
Eles explicam que uma nutrição equilibrada é um elemento-chave para a manutenção da saúde e da beleza da pele. "É o único fator contra o envelhecimento que pode ser modificado. A carência de vitaminas, minerais, e sobretudo dos compostos bioativos antioxidantes, pode contribuir para gerar uma grande quantidade de radicais livres atuantes na pele, e favorecer o envelhecimento celular precoce e os processos inflamatórios dérmicos", dizem.
Alguns hábitos alimentares podem ser adotados no dia-a-dia para prevenir o envelhecimento cutâneo e manter a pele mais saudável, de acordo com os especialistas. Confira abaixo:
Dê preferência para os cereais integrais: São alimentos fontes de carboidratos e fibras, que fornecem energia mais contínua e sacia por mais tempo. Como: pão integral, aveia, arroz integral, sementes de chia e linhaça, biscoitos e massas integrais, etc.
Aumente o consumo de frutas in natura: As frutas frescas são ricas vitaminas, minerais e compostos antioxidantes, que possuem ações anti-inflamatórias, e garantem o bom funcionamento de todas as células.
Abuse dos legumes, vegetais e hortaliças: Pertencem a este grupo as folhas verdes (rúcula, alface, agrião), brócolis, cenoura, beterraba, chuchu, berinjela, couve-flor, repolho, abóbora, etc. São fontes de vitaminas, minerais e compostos antioxidantes, que combatem os radicais livres. Quando consumidos crus ou cozido no vapor por até três minutos, favorecem a eliminação de toxinas do organismo.
Coma mais temperos frescos e especiarias: Abuse dos temperos naturais frescos e das especiarias em substituição ao sal no preparo de receitas, tais como: canela, açafrão-da-terra, cravo-da-índia, noz moscada, louro, pimenta dedo-de-moça, pimenta-do-reino, orégano, gengibre, salsa, alecrim, hortelã, tomilho, manjericão, sálvia, etc. Todos possuem atividades antioxidantes, anti-inflamatórias.
Aumente o consumo de gorduras saudáveis: Presente nas amêndoas, castanha-do-Pará, castanha-de-caju, avelãs, nozes, abacate, azeite de oliva, óleo de coco, óleo de gergelim, sementes de linhaça e chia, sementes de abóbora e girassol, sardinha, atum, salmão selvagem, gema de ovo.
Uma alimentação equilibrada, aliada a um estilo de vida saudável, traz inúmeros benefícios à saúde da pele, prevenindo o envelhecimento precoce e problemas dermatológicos, além de cuidar da pele de dentro para fora, mantendo-a bonita e saudável. Lembre-se de que é sempre importante consultar um dermatologista e/ou uma nutricionista para orientações personalizadas.