Nos últimos anos houve um aumento significativo na conscientização sobre a importância das práticas ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG, na sigla em inglês) em diversos setores industriais, incluindo a indústria de cosméticos. Segundo  pesquisa, desenvolvida pelo Pacto Global da ONU, em parceria com a consultoria Stilingue, em 2019, a sigla contava com 4 mil menções no ambiente virtual, número que saltou para 109 mil registros só nos primeiros meses de 2023, tendo um crescimento de 2.600%.

Com isso, as empresas do ramo estão percebendo, cada vez mais, a necessidade de adotarem abordagens sustentáveis e responsáveis em suas operações, desde a obtenção de matérias-primas até a produção, distribuição e descarte de produtos. Afinal, o termo ESG engloba uma série de pontos que vão além de questões tradicionais. Esses fatores incluem considerações ambientais, como redução das emissões de carbono, conservação da água, uso de ingredientes naturais e orgânicos, proteção da biodiversidade e sustentabilidade do ciclo de vida do produto. Além disso, aspectos sociais, como a garantia de condições de trabalho justas, respeito aos direitos humanos, também fazem parte.

“No setor de cosméticos, está se tornando cada vez mais relevante atender às demandas dos consumidores conscientes e preocupados com o impacto ambiental e social dos produtos que consomem, algo que está na essência da Kur My Home Spa desde sua criação”, conta Rochele Silveira, diretora da marca. “As empresas do ramo têm buscado implementar políticas e estratégias que estejam alinhadas com os princípios ESG, a fim de demonstrar seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa, e aqui na Kur, seguimos esse preceito e trabalhamos para que aconteça linearmente, em todas as nossas áreas", pontua.

Consumidores têm o poder de influenciar o mercado, e cada ve mais optam por comprar produtos de empresas que fazem uso de boas praticas. À medida que mais empresas adotam essas medidas, espera-se que o setor de cosméticos como um todo se torne mais sustentável e socialmente responsável", explica Helena Ullmann, química responsável de Kur My Home Spa.

A Kur My Home SPA adota práticas que incentivam a sustentabilidade. “Oferecemos linhas de produtos com embalagens plásticas oxibiodegradáveis que aceleram o processo de degradação em ambientes orgânicos. Em cerca de 10 anos, mais de 80% do plástico é transformado em H2O, Biomassa e CO2, contribuindo significativamente para a redução do impacto ambiental; [...] Em nossas lojas físicas, programamos pontos de coleta que incentivam ativamente nossos clientes a descartar embalagens plásticas e de vidro de forma adequada. Além disso, aceitamos descartes provenientes de cosméticos de outras marcas, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade e a conscientização ambiental., finaliza Rochele.

 

As formulações da linha Kur são feitas com ativos não testados em animais e priorizam ativos eco-certificados e livres de parabenos, formulas mais naturais e em sua maioria veganas.

 

Outra iniciativa é o projeto Kur My Secret Skin, que visa o comprometimento com o plantio de árvores em Gramado a cada kit vendido. Com o apoio da prefeitura, a ação contribui ativamente para a arborização da cidade, fortalecendo o compromisso com a natureza e a criação de um ambiente mais sustentável, pilares fundamentais para a marca.

A empresa tambem se engaja em projetos sociais e filantropicos que visam melhorar a qualidade de vida da comunidade e seus arredores como é o caso do apoio a ONG Mente Viva e ao Global Wellness Day, Dia Mundial do Bem-estar, com ações durante todo o ano. A Kur faz uma gestao transparente seguindo os preceitos da Governaça Corporativa, divulgando informações relevantes a clientes, fornecedores e sócios. Estabelece políticas e diretrizes éticas para orientar práticas comerciais e monitorar responsabilidade social e sustentabilidade. E, atraves de seu RH, tambem oferece programas de bem-estar para sua equipe como atividades para melhorar a saude fisica e emocional.